Avançar para o conteúdo principal

PALMIRA ENTREVISTA


ESCOLHI AJUDAR PORQUE É A ÚNICA FORMA QUE TENHO PARA ME SENTIR ÚTIL




J
oaquim Chiteca é um jovem nascido aos 28 de Março, na província do Bié. É o terceiro filho entre quatro irmãos, infelizmente não tem memórias da sua terra natal, viveu toda sua infância e uma parte da adolescência no Sambizanga. Joaquim vive em Luanda.



“Como todo qualquer ser humano, tenho as minhas qualidades e defeitos, diariamente procuro estimular as minhas qualidades e inibir os meus defeitos”


Das profissões existentes uma em especial chamou a sua atenção: Escolhi ser psicólogo organizacional, entre várias opções, por uma razão muito simples: quero continuar a contribuir para a criação a de um ambiente laboral saudável aonde se procure tratar o trabalhador não somente como recurso, mas inicialmente como ser humano: valorizando os seus sentimentos, emoções com a criação de um programa de qualidade de vida no trabalho.
Tem grande paixão pelos livros tal e qual expressou nestas palavras: Os livros livros representam liberdade na minha vida. Encaro-os todos os dias como fonte inesgotável de educação integral. Quando quero avaliar o meu bem estar abro um livro para ler, ao lê-lo seu eu vier a ter sono considero-me doente e se eu vier a alimentar os meus sonhos significa que estou bem saudável.
Mesmo sendo uma profissão tão bonita, ele acredita que não tem o merecido valor: Felizmente a sociedade já começa a reconhecer a importância do psicólogo, mas ainda há muito trabalho a ser feito, o processo da valorização do psicólogo vai depender mais do próprio psicólogo, ou seja, o psicólogo deve empreender na sua área de formação e deve ser capaz de convencer as pessoas que deverá resolver um dado problema. A maioria dos psicólogos angolanos acabam apenas dando aulas e culpabilizam sempre o estado pela sua frustração, mas o estado tem uma grande responsabilidade na criação de políticas que de certo modo acabam por tornar viável o trabalho do psicólogo. O psicólogo em Angola deve procurar se afirmar urgentemente para não perder o seu terreno para outros profissionais. Por outra, as empresas também podem ajudar, os psicólogos podem cooperar em diversos sectores da sociedade, a título de exemplo, as empresas durante as empresas durante a fase recrutamento e selecção de pessoal devem ter um psicólogo para auxiliar o gestor de recursos humanos, durante a fase de avaliação de desempenho de haver um psicólogo para oferecer uma compreensão precisa sobre o estado psicológico do trabalhador .


“As pessoas quando crescem em situações muito severas e humilde, enfrentam futuramente duas opções antagónicas : criar relações humanas com/de valores ou criar um ambiente hostil e caótico”


Sobre as dificuldades que enfrentou na vida confessou: Uma pergunta muito difícil de se responder. Não consigo definir taxativamente um momento que tenha sido mais difícil para mim entre os vários que eu vivi, tudo porque a resiliência e a capacidade de lidar melhor com os problemas ajudam-me a fazer paz com o meu passado. Francamente falando, o momento mais difícil da minha vida está a ser o actual momento(pandémico), está a ser muito difícil estar distante e não puder abraçar os meus familiares, amigos e colegas.
Quando questionado sobre as suas qualidades relatou: Empatia e a solidariedade são as duas qualidades que mais estímulo em mim porque faz-me sentir -se verdadeiramente humano.


Se não fosse psicólogo, seria: Biólogo, a Biologia é minha grande paixão e aprecio a biodiversidade.


“Aprecio com bastante naturalidade e responsabilidade por considerar bom o facto existir pessoas que se revêm aos meus atos e por perceber a necessidade exigir cada vez mais de mim mesmo. Isso é muito bom, mas requer muita responsabilidade”.


Mensagem para os leitores plus:


“É necessário considerar a nossa mente como a nossa maior riqueza, a sua vitalidade e sanidade vai depender da forma como usamos o nosso tempo, as pessoas com quem convivemos, as crenças, pensamentos, sentimentos e emoções que alimentamos. É fundamental ter identidade própria, mas para isso vale muito que o jovem se aceite e exija mais de si mesmo”.

Por: Palmira Elias
Literacia Plus
#Quemlêexercitaasuamente

Comentários

Unknown disse…
Chiteca é, sem sombra de dúvidas todo profissional que qualquer organização gostava de tê-lo por perto.
Amigo dos amigos, solidário em todo momento, acima de tudo alguém de trato fácil.
Deus o abençoe e que multiple as prosperidades em sua vida!

Força, J.Chiteca, meu bom amigo.

Mensagens populares deste blogue

                                                                  CASAMENTO Quem já andou de roda gigante, sabe que é difícil manter o equilíbrio. Por mais esforço que a pessoa faça! Uma vida solitária é difícil, imagina uma vida a dois... é uma verdadeira turbulência, mas como humanos  temos a capacidade de superar as dificuldades e dar a volta por cima.  O dia do sim é mágico,  cheio de luz e vida! Pena que os outros dias se tornam escuros e mortos ou desmaiados. Casamento é investimento de tempo, energia, dinheiro e muita paciência sim paciência, precisas dela para entender o seu cônjuge e aceitar as suas imperfeições que aliás também as tens.  Somos os responsáveis pelo fracasso  ou sucesso na nossa relação, necessariamente é preciso a colaboração dos dois afinal os dois concordaram em fazer feli...
UMA MÃE SE FEZ   O processo da gestação é diferente para cada mulher. Tem a gestação tranquila ( geralmente  a de menino) tem a turbulenta (geralmente a de menina) todas têm o mesmo propósito trazer vidas humanas ao mundo.  Este processo de trazer vidas ao mundo carrega consigo alegria, amor, paz e muita dor, sim dor física e emocional. Você provavelmente já ouviu falar sobre o cansaço? Nesta fase você vai enfrentar o maior cansaço de sempre, o calor é intenso, o corpo inteiro entra em tribulação, por um bebé que almeja ver o sol pela primeira vez. A vida ganha outro sentido no momento em que os dois riscos sobem, quando a ausência da menstruação não nos diz nada, os seios inchados é mera coincidência e o  enjoo  fazem parte da rotina, o corpo... este cresce como bolha de sabão lançada ao vento.  Esta trajectória  faz uma mãe... Nos tornamos mães a partir do momento em que descobrimos ser abrigo de um ser humano, não quando ele está nos nosso...