JOAQUIM KUNUMBUA UMA VIDA EM
MEIOS AOS DESAFIOS
Joaquim Kanumbua,é um jovem angolano, nasceu a 09 de Abril em Benguela, município da Ganda, mas registado como natural do Lobito, fez a formação básica, média e superior/licenciatura em escolas religiosas de matriz católica, mestre em Economia pela Universidade Lusofona de Lisboa e Doutorando em Economia na Universidade de Aveiro.
É pai, apaixonado pela natureza, pelo silêncio e pelos livro.
“Que não falte uma refeição ao dia a alguém, pouco me vale se não partilhar o que a aprendo”.
Conte-me algum episódio de sua vida no qual você resolveu com êxito alguma situação ou problema.
Sair de Angola para vir a Portugal estudar, era uma decisão que dependeu exclusivamente de mim, mas a concretização dependeu de outras pessoas ou seja para sair de Angola alguém tinha de autorizar a minha saída . Alguém/ a minha entidade empregadora na altura . E para sair com a garantia de um breve regresso no cargo. Dependeu muito da minha esperteza/inteligência. Penso que foi por ter lido livros sobre como fazer os outros pensarem como tu que ajudou-me para que soubesse usar as palavras próprias na carta que escrevi para a entidade . (How to make friend and influence people ) de Dale Carnegie.
Considera-se líder ou liderado? Porquê?
Eu sou muito do silêncio e da observação. Em todos grupo de amigos em que fiz parte nunca fui o líder. Nunca fui delegado em todo minha vida academica (risos). Mas para alguém ser meu líder, tem de ser muito bom. Estou numa empresa em que a estrutura hierárquica não depende da minha opinião.
Mas se me pedirem para escolher entre ser líder ou liderado. Escolhia liderado, porque contribuía melhor para a construção da organização. Como sabes quem está fora do campo, vê melhor o jogo.
Defina-se em duas qualidades e diga o porquê?
1- Bonito - porque o conceito de beleza é intrínseco a nós, a minha opinião sobre a minha aparência física é a mais importante e relevante para a minha vida e se não impactar na vida dos outros, a minha não poderá mudar em coisa alguma . Sou bonito pela segunda vez porque sou intelectual pois a minha vida pessoal e social é regida com base nos princípios moralmente aceites . “Não faças aos outros o que não queres que façam a ti e não permitas que alguém passe fome se tu poderes fazer alguma coisa ”
2- Solidário, porque penso que tudo que com muito esforço ou sem esforço conquistar desde bens materiais e imateriais é para ser partilhado.
Geralmente conclui o que começa?
Não. Já desisti de imensas coisas e desisto fácil principalmente em relacionamentos interpessoal . Quanto aos projectos de vida e desafiados também ja desisti de muitos. Se calhar por ser um jovem de imensas ideias e aquela que eu perceber que não me irá dar dinheiro ou “valor “, não vinca.
“A leitura de poderá colocar acima da média dos teus amigos, colegas e demais Universitários .
Experimente”.
Por: Palmira Elias
#LeitoresPlus
#Quemlêexercitaasuamente
#Abraçosdotamanhodeumlivro
Comentários