Avançar para o conteúdo principal

PALMIRA ENTREVISTA

 WALDEMAR BASTOS,  DE MBANZA CONGO PARA O MUNDO

O músico da guitarra calou a sua voz, mas a sua música permanece para sempre nas nossas memórias.
Waldemar Bastos ( 04.01.1954- 10.09.2020) foi um músico e compositor angolano, nasceu no Mbanza Congo ( berço da música africana). Começou a cantar muito cedo com a guitarra do seu pai.
A sua música era o reflexo da própria vida e experiências, primando sempre pelo resgate de valores e por  Angola.
"O angolano é um povo dócil e bonito"
Com mais de 40 anos de carreira sempre se preocupou com valores. Entre os sucessos temos: Muxima, Velha Xica, Humbi Humbi. Reconhecido a nível internacional com um dos pioneiros na emancipação da música angolana e africana pelo mundo, chegou mesmo a cantar nos EUA, Europa onde ganhou inúmeros prémios.
Participou na série de tributo a Amália Rodrigues ao lado da Fafa de Belém, Dany Silva, André Dias e Bernardo Viana onde interpretou tema icónico da fadista portuguesa.
Tinha como  palco predilecto Angola. Em 2018, foi homenageado pelo Ministério da Cultura e destingido  com o Prémio Nacional de Cultura e artes. 
Muitos artistas nacionais e internacionais manifestaram o sentimento de dor e pesar pelo desaparecimento físico desta grande figura do musicol angolano que deixa um vazio neste puzzle musical nacional e internacional.
Lembro-me de ouvir as suas músicas na RNA de 2007 prá cá, era uma sonoridade autêntica, ele realmente cantava com alma!
Uma voz se calou, sempre podemos lembrá-lo pelas suas canções. Os artistas nunca morrem, eles vivem através da sua arte.
Por: Palmira Elias
Literacia Plus
Fontes: Google, Tv Zimbo, Angop.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A ESCRITA PARA MIM É UM REFÚGIO. NUNCA SONHEI COM A IDEIA DE UM DIA    ESCREVER UM LIVRO, MAS ULTIMAMENTE TENHO PENSADO NESTA POSSIBILIDADE   W alkiria Chantre é uma jovem de 22 anos, natural da Namíbia com descendência Angolana e Cabo-verdiana. Atualmente reside em Portugal por motivos de formação académica, licenciada em Engenharia do Ambiente e mestranda em Turismo e Ambiente. Walkiria, contou como começou a sua aventura pela escrita:   Sempre gostei muito de ler desde pequena, mas normalmente escrevo como forma de aliviar a dor, quando algo me incomoda bastante. A escrita para mim é um refúgio. Nunca sonhei com a ideia de um dia escrever um livro, mas ultimamente tenho pensado nesta possibilidade, principalmente voltada para os problemas ambientais, mais especificamente a Educação Ambiental. Lançou recentemente o seu primeiro e-book, nestas palavras esmiuçou a experiência que teve: Superou muito as minhas expectativas, não esperava q...
ÁFRICA E AS CONSEQUÊNCIAS DO               CORONA VIRUS AS TRAGÉDIAS DURANTE O CORONA VIRUS África tem sido palco para muitas tragédias como a cólera,  malária, sida entre outras, que tem vitimado milhões dos seus habitantes. Pessoas estas que podiam contribuir para o desenvolvimento de África, muitos têm morrido na infância com muitos sonhos por realizar, deixando um vazio na sociedade. Em África sobrevive-se,  não se vive, o continente em si não há condições favoráveis para uma vida digna. O corona vírus é mais uma doença que está a levar a vida de muitos,  não apenas pela pandemia em si mas,  associado a outros problemas como a fome,  muitos não morrem de covid mas,  de fome.  Campanhas de doação para África têm sido desenvolvida ao longo dos anos como se fosse remédio para ferida só que é uma ferida que nunca cura...  África não precisa de doações, precisa de emprego, saúde, educa...
 Chocolate Olá olá, #LeitoresSatisfeitos! Hoje, trago a TAG Livros e Chocolate. Duas coisas que eu amo! Confira em baixo... 1. Chocolate meio-amargo: um livro que cobre um tópico obscuro; A Vila Assombrada pelos Makixi, cobre um tópico sombrio, pois conta a história do Canana, um jovem que ouve falar dos makixis e aventura-se em descobrir quem era. Muito interessante e um pouco medonho. 2. Chocolate branco: um livro leve e bem-humorado; O Executivo e o empregado de limpeza é um livro pequeno e de fácil leitora, cheio de humor e muita história de vida. 3. Chocolate ao leite: um livro que virou moda, todos falam e você está morrendo de vontade de ler; Pai Rico Pai Pobre é um livro que todos já leram menos eu kkkk não é que eu não queira é que ainda não consegui, mas, vou ler a qualquer momento. Se virou moda deve ser bom! 4. Chocolate com caramelo: um livro que te fez sentir todo meloso durante a leitura; ...