Avançar para o conteúdo principal

 

ME IDENTIFICO MAIS COM A RÁDIO, PORQUE NÃO GOSTO DE EXPOR A MINHA IMAGEM



 

R

ui Filipe Mavinga é um jovem angolano, estudante, trabalhador, é  Moderador e mestre de cerimónia (casamentos), também é profissional de HSE (HST e Ambiente). Pai de um lindo casal.

Como e porquê tornou-se moderador? 

Tornei-me moderador por influência dos meus amigos e irmãos em Cristo, que sempre elogiaram o meu timbre vocal. Sonhava em ser um doutor "médico". Como eu e um amigo admirávamos o profissionalismo do Ernesto Bartolomeu, começamos a imitá-lo, lendo as manchetes dos jornais. Comecei a ganhar uma boa dicção e paixão em falar ao público. Fui aperfeiçoando a capacidade comunicativa nos cultos e alguns eventos. Posteriormente, comecei a receber convites para apresentar galas, concursos de música e concertos. Em 2014 fiz o curso de jornalismo radiofónico, e comecei a ser fonte de inspiração para alguns colegas, que até hoje muito me admiram e respeitam. Integrei-me no projecto Microfone e Locução (ML), em Viana "hoje este projecto criou a TV Nzinga". Nos últimos anos tenho recebido convites para mestre de cerimônia (casamentos).

Que importância tem para si os livros?

Eu tenho comparado a importância dos livros com o pão. É um alimento diário, mesmo na véspera natalícia que os bolos ganham "fama", nunca dispensaram a existência do pão em suas mesas.



Quais são os jornalistas que mais o inspiram em Angola e no mundo?

Desde cedo apreciei o Ernesto Bartolomeu, do Jornalista brasileiro Paulo Henrique Amorim (em memória)

Qual é a sua paixão rádio ou jornal?

Me identifico mais com a Rádio, porque não gosto de expor a minha imagem.

Destacou duas qualidades que mais admira em si: Honestidade - prefiro sempre falar a verdade, mesmo que seja difícil para quem me dirijo. Conselheiro- não deixo os meus amigos aflitos, disponibilizo sempre o meu ombro (expressando palavras de conforto).

Algo inédito:  Tenho como algo inédito "a primeira vez que a minha filha chamou-me de pai. A outra foi quando ela recitou a primeira vez, com apenas 2 anos.

Como a sua família encara suas viagens a trabalho?

Relativamente a minha família, já estão acostumados com algumas ausências minha. Sei que não tem sido fácil ele, pois, é vontade minha estar sempre presente nos momentos mais importantes, e tenho a minha família como fonte de inspiração para continuar a trabalhar ficando sempre no objetivo (vencer).

 

Mensagem aos leitores plus:

“Todas as pessoas devem entender que, a vitória é fruto de vários desafios. 

Ler é um desafio catapulta para um mundo livre (de pensamento e opinião”.

Como diz a velha máxima:

“Uma boa preparação vele mais que mil oportunidades”.

Por: Palmira Elias

LITERACIA PLUS

 

Comentários

Unknown disse…
Excelente trabalho!

Mensagens populares deste blogue

                                                                  CASAMENTO Quem já andou de roda gigante, sabe que é difícil manter o equilíbrio. Por mais esforço que a pessoa faça! Uma vida solitária é difícil, imagina uma vida a dois... é uma verdadeira turbulência, mas como humanos  temos a capacidade de superar as dificuldades e dar a volta por cima.  O dia do sim é mágico,  cheio de luz e vida! Pena que os outros dias se tornam escuros e mortos ou desmaiados. Casamento é investimento de tempo, energia, dinheiro e muita paciência sim paciência, precisas dela para entender o seu cônjuge e aceitar as suas imperfeições que aliás também as tens.  Somos os responsáveis pelo fracasso  ou sucesso na nossa relação, necessariamente é preciso a colaboração dos dois afinal os dois concordaram em fazer feli...
UMA MÃE SE FEZ   O processo da gestação é diferente para cada mulher. Tem a gestação tranquila ( geralmente  a de menino) tem a turbulenta (geralmente a de menina) todas têm o mesmo propósito trazer vidas humanas ao mundo.  Este processo de trazer vidas ao mundo carrega consigo alegria, amor, paz e muita dor, sim dor física e emocional. Você provavelmente já ouviu falar sobre o cansaço? Nesta fase você vai enfrentar o maior cansaço de sempre, o calor é intenso, o corpo inteiro entra em tribulação, por um bebé que almeja ver o sol pela primeira vez. A vida ganha outro sentido no momento em que os dois riscos sobem, quando a ausência da menstruação não nos diz nada, os seios inchados é mera coincidência e o  enjoo  fazem parte da rotina, o corpo... este cresce como bolha de sabão lançada ao vento.  Esta trajectória  faz uma mãe... Nos tornamos mães a partir do momento em que descobrimos ser abrigo de um ser humano, não quando ele está nos nosso...

PALMIRA ENTREVISTA

ESCOLHI AJUDAR PORQUE É A ÚNICA FORMA QUE TENHO PARA ME SENTIR ÚTIL J oaquim Chiteca é um jovem nascido aos 28 de Março, na província do Bié. É o terceiro filho entre quatro irmãos, infelizmente não tem memórias da sua terra natal, viveu toda sua infância e uma parte da adolescência no Sambizanga. Joaquim vive em Luanda. “Como todo qualquer ser humano, tenho as minhas qualidades e defeitos, diariamente procuro estimular as minhas qualidades e inibir os meus defeitos” Das profissões existentes uma em especial chamou a sua atenção: Escolhi ser psicólogo organizacional, entre várias opções, por uma razão muito simples: quero continuar a contribuir para a criação a de um ambiente laboral saudável aonde se procure tratar o trabalhador não somente como recurso, mas inicialmente como ser humano: valorizando os seus sentimentos, emoções com a criação de um programa de qualidade de vida no trabalho. Tem grande paixão pelos li...