Avançar para o conteúdo principal

PALMIRA ENTREVISTA

EMÍLIA COSTA, UMA VOZ QUE INSPIRA


Emília Donga da Costa é nome completo de uma menina/Mulher de 22 anos de idade, com a maturidade dos 35 pra cima "risos". Filha de Alfredo José da Costa e de Ana Francisco Donga.  Nasceu  a 30 de Abril na Província de Luanda, mas registada como natural do   Município do Sumbe, Província do Cuanza-Sul, é Cristã, estudante de Ciências da Comunicação na UnIA, considerada por ela como uma das melhores universidades do País, é Moderadora de Eventos e trabalha como Operadora de Call Center.

Conte-me algum episódio de sua vida no qual resolveu com êxito  alguma situação ou problema.

 Olha, são tantos, que falarei apenas de um que aconteceu no mês de Março: A minha irmã de 21 anos de  idade ( Elizabeth Costa) cresceu em casa do meu irmão mais velho, ela viveu e cresceu lá, mas chegou uma  dada altura que ela já não sentia- se confortável devido alguns comportamentos da minha cunhada, só que nem ela tinha coragem de falar que não queria ficar lá, nem a minha mãe tinha coragem de falar para o meu irmão e a  minha cunhada que a Elizabeth já não ficaria mais com eles, e nem os meus irmãos mais velhos faziam alguma coisa, e vi que a situação estava se agravando resolvi falar com os meus irmãos mais velhos sobre o assunto, não  informei antes ao meu pai, arranjei uma data mais próxima para irmos até a casa do meu irmão ( Danjareux) falar com a minha cunhada porque até então o seu esposo "meu irmão"  se encontrava de viagem, e falar que a Elizabth já não poderia permanecer lá, explicamos os motivos e ela voltou para casa dos meus pais no mesmo dia e deu-se por resolvido o assunto.

Com uma atitude como esta apenas confirmou o que com estas palavras esmiuçou, quando questionada se considera-se líder ou liderada: Considero-me líder. Desde os meus 16 anos que comecei a encarar a vida com responsabilidade, a  maior parte das decisões para a minha caminhada foram tomadas por mim, claro acompanhado dos conselhos dos meus pais que são meus deuses da terra, e a Bíblia Sagrada que é o meu espelho mais transparente onde Deus Pai  conversa comigo abertamente sem tabus. 
O meu pai biológico já não vive cá em Luanda e minha mãe é muito de ver e  calar, e com ela aprendo com o seu silêncio, graças a Deus tenho este lado muito observador que não troco por nada " risos" e eu estou lá para corrigir os meus irmãos mais novos nalgumas vezes os mais velhos também, dar sempre  conselhos, ou seja lhes ajudar a caminhar  e fazer-lhes entender que a vida não é o que parece ser. 
"Amo idealizar projectos, traçar metas, adoro criar sempre algo fora do comum".



Quando questionada sobre as suas maiores qualidades ela confidenciou-nos o seguinte:
Humanista: Aceito as pessoas como elas são, amor ao próximo é o segundo mandamento de Deus e o mais  importante de todos. Acredito que o humanismo transforma a sociedade.
Optimista: Na maior parte das vezes prefiro pensar positivo e acreditar que tudo vai dar certo mesmo sem ter a certeza.
Sendo uma pessoa pro-activa,  normalmente procura  concluir tudo que começa, é algo que já faz parte de si, quando começa a  fazer alguma coisa sabe que tem de terminar.

O que menos gostas em ti. Porquê ?

Parece mentira mais não gosto muito da minha simpatia, sou alguém muito simpática, que para eu me comportar mal com alguém preciso ter um bom motivo mesmo, e algumas pessoas confundem com o querer alguma coisa a mais "namorar".
"Sou muito curiosa, e gosto bastante deste meu lado, Uma vez que a curiosidade é a base para chegar ao conhecimento".
 Se fosses um livro qual seria e porquê?

Se eu fosse um livro seria "Fé" sou uma mulher de muita fé, acredito no principio mesmo sem ver o fim, e quando não tem dou o primeiro passo acreditando que o final será melhor, nem sempre é como eu quero, e ainda bem, porque é sempre como eu preciso.
   "Agrada-me bastante em ser "Única" Aliás, num mundo cheio de imitação, ser diferente é a melhor opção,  até porque minha vida é guiada pelo Altíssimo e sabemos que Ele não faz cópia".

Uma viagem marcante?

A primeira vez que viajei e esta marcou- me muito, foi em 2008 eu tinha apenas 12 anos de idade, quando fui para a Província do Cuanza sul (Gabela) com o meu pai, tínhamos que nos de deslocar pra lá porque o meu irmão mais velho que lá estava acabava de falecer, assim que chegamos lá na cidade pelo caminho tive um  acidente de moto.  Eu tinha apenas 12 anos e naquelas matas escuras, tive muito medo dos bichos, frio, inquietação, tristeza e dor pela morte do meu irmão etc, mas graças a Deus ninguém se feriu, foi uma experiência que sempre vou levar comigo em minha memória.

Mensagem aos leitores plus.
"Põe Deus no início e Ele cuidará do fim"
Por: Palmira Elias
#LeitoresPlus
#Quemlêexercitaasuamente
#Abraçosdotamanhodeumlivro


Comentários

Unknown disse…
Muito inspirador e motivacional, mulheres com a fibra que tens deveriam ocupar um lugar em lugares de decisões. Tem namorado, desculpa a questão hhh.... Parabéns a entrevistada e a entrevistadora, muito bom trabalho, Deus vos abençoe e guarde sempre..
Literacia Plus disse…
Muito obrigada! Que Deus o abençoe.

Mensagens populares deste blogue

                                                                  CASAMENTO Quem já andou de roda gigante, sabe que é difícil manter o equilíbrio. Por mais esforço que a pessoa faça! Uma vida solitária é difícil, imagina uma vida a dois... é uma verdadeira turbulência, mas como humanos  temos a capacidade de superar as dificuldades e dar a volta por cima.  O dia do sim é mágico,  cheio de luz e vida! Pena que os outros dias se tornam escuros e mortos ou desmaiados. Casamento é investimento de tempo, energia, dinheiro e muita paciência sim paciência, precisas dela para entender o seu cônjuge e aceitar as suas imperfeições que aliás também as tens.  Somos os responsáveis pelo fracasso  ou sucesso na nossa relação, necessariamente é preciso a colaboração dos dois afinal os dois concordaram em fazer feli...
UMA MÃE SE FEZ   O processo da gestação é diferente para cada mulher. Tem a gestação tranquila ( geralmente  a de menino) tem a turbulenta (geralmente a de menina) todas têm o mesmo propósito trazer vidas humanas ao mundo.  Este processo de trazer vidas ao mundo carrega consigo alegria, amor, paz e muita dor, sim dor física e emocional. Você provavelmente já ouviu falar sobre o cansaço? Nesta fase você vai enfrentar o maior cansaço de sempre, o calor é intenso, o corpo inteiro entra em tribulação, por um bebé que almeja ver o sol pela primeira vez. A vida ganha outro sentido no momento em que os dois riscos sobem, quando a ausência da menstruação não nos diz nada, os seios inchados é mera coincidência e o  enjoo  fazem parte da rotina, o corpo... este cresce como bolha de sabão lançada ao vento.  Esta trajectória  faz uma mãe... Nos tornamos mães a partir do momento em que descobrimos ser abrigo de um ser humano, não quando ele está nos nosso...

PALMIRA ENTREVISTA

ESCOLHI AJUDAR PORQUE É A ÚNICA FORMA QUE TENHO PARA ME SENTIR ÚTIL J oaquim Chiteca é um jovem nascido aos 28 de Março, na província do Bié. É o terceiro filho entre quatro irmãos, infelizmente não tem memórias da sua terra natal, viveu toda sua infância e uma parte da adolescência no Sambizanga. Joaquim vive em Luanda. “Como todo qualquer ser humano, tenho as minhas qualidades e defeitos, diariamente procuro estimular as minhas qualidades e inibir os meus defeitos” Das profissões existentes uma em especial chamou a sua atenção: Escolhi ser psicólogo organizacional, entre várias opções, por uma razão muito simples: quero continuar a contribuir para a criação a de um ambiente laboral saudável aonde se procure tratar o trabalhador não somente como recurso, mas inicialmente como ser humano: valorizando os seus sentimentos, emoções com a criação de um programa de qualidade de vida no trabalho. Tem grande paixão pelos li...